A Bíblia, Livros e Textos Católicos

Observação: As imagens, resesenhas e sinópses dos livros foram copiadas de textos e sítios na internet. 

A Bíblia Católica

A “BÍBLIA JOVEM“ é uma coletânea dos trechos significativos que ajudam o jovem a se inspirar na Palavra de Deus. Cada livro bíblico é precedido por uma breve introdução contextualizando o texto. Nas margens das páginas, o leitor poderá se encantar com frases da mais pura sabedoria de grandes santos e pensadores da humanidade, que atuam como chaves de leitura do capítulo bíblico correspondente.

Chamado também de Youcat (abreviação de Youth Catechism), o Catecismo Jovem da Igreja Católica  tem a mesma proposta do "Catecismo da Igreja Católica", sendo a linguagem e o projeto gráfico seu maior diferencial. 

Estruturado em perguntas e respostas, o livro é dividido em quatro partes ("Em que Cremos", "Como Celebramos?", "A Vida em Cristo" e "Como Devemos Orar") e foi desenvolvido por um número considerável de padres, teólogos e professores de religião para apresentar a mensagem e a doutrina da Igreja em linguagem jovem e acessível.

O Youcat vem atender a vontade dos muitos jovens que, inspirados e entusiasmados pela dinâmica das Jornadas Mundiais da Juventude, pediram um Catecismo que lhes falasse diretamente.

Com linguagem jovem, este livro irá acompanhá-lo até o grande dia da Crisma. O YOUCAT - Preparação para a Crisma, apresenta um roteiro dinâmico, que se constitui um bom plano de formação e muitos conselhos para uma vida emocionante com Deus.

Adaptado para a realidade brasileira, o livro de sucesso mundial é dividido em 12 sessões que abordam os principais temas relacionados com o Sacramento da Crisma.

O YOUCAT - Preparação para a Crisma - Catequista, adaptado para a realidade brasileira, é um sucesso mundial. É dividido em 12 sessões que abordam os principais temas relacionados com o Sacramento da Crisma.

Trazendo os princípios da doutrina católica, apresenta um roteiro dinâmico, com propostas para os encontros, com atividades e dinâmicas para o acompanhamento daqueles que se preparam para receber o Sacramento da Crisma.

O DOCAT é uma tradução popular da Doutrina Social  da Igreja Católica, tal como foi desenvolvida em importantes documentos desde Leão XIII. São especialmente os jovens que devem se sentir interpelados para ler os grandes documentos da Igreja no seu texto original e orientar a sua ação segundo as máximas da verdade, da justiça e do amor. O Papa Francisco apela aos cristãos para que se empenhem ativamente por um mundo mais justo: "um cristão que não seja revolucionário neste tempo, não é cristão"! Um resumo do livro pode ser visualizado em http://www.paulus.com.br/loja/appendix/4369.pdf

 No Sacramento da Reconciliação, nos aproximamos ainda mais de Deus. Por isso, sob o título original “Confissao – Sim, eu posso!” Rudolf Dinxbummz, um dos colaboradores da obra, diz-nos que “para aqueles que ainda precisam de um pequeno empurrão, o livro tenta com explicações breves e concisas mas também de forma descontraída e divertida descrever o caminho de volta para Deus através da Confissão.

Dando sequência ao conteúdo do YOUCAT, este livro também já traduzido para o português, apresenta uma seleção de orações para os jovens. Os organizadores explicam que “este livro deverá ser uma ajuda para o caminho de oração de amizade com Deus. Estão aqui compiladas orações antigas e novas. Temos nele orações da Sagrada Escritura, de pessoas tementes a Deus cujo nome ficou na História e de pessoas da atualidade. A obra divide-se em duas partes: a primeira, consiste num ritmo de oração, tendo orações para rezar de manhã e para rezar á noite para cada dia, durante duas semanas. 

Outras indicações:

História de Uma Alma - Santa Terezinha do Menino Jesus - 

A Vida Fraterna em Comunidade - Papa João Paulo II 

Caminho da Perfeição - Santa Teresa de Jesus 

Castelo Interior ou Moradas - Santa Teresa de Jesus

O Irmão de Assis - Ignácio Larrañaga

Este livro trás o emocionante relato do casal Scott e Kimberly Hahn sobre as suas trajetórias religiosas. Na busca por um maior conhecimento sobre Jesus Cristo, descobrem realidades desconcertantes a respeito da Bíblia e da Igreja Católica, o que acabará provocando uma reviravolta nas suas vidas. Como diz Scott na introdução, é uma história de amor com final feliz, mas que ao longo do percurso tem contornos de um romance policial, e até mesmo de terror.

Este livro reúne diversas realidades espirituais dinâmicas e todas elas importantes para o cristão:

o fim do mundo e a missa cotidiana,o apocalipse e a ceia do Senhor, a monotonia da vida cotidiana e a paresia, a vinda do Senhor.

Scott Hahn apresenta uma visão totalmente nova da missa, a relação entre a celebração da Eucaristia e o fim do mundo.

O livro retrata o ambiente sociopolítico-econômico do tempo de Jesus, mostrando a ingerência do Império Romano e a situação econômica da Palestina no primeiro século. Fala também das instituições religiosas, da estrutura da sociedade judaica, dos grupos políticoreligiosos e da resistência judaica que terminou com a tomada de Jerusalém no ano 70 e com a sua ruína no ano 135.

Clique na imagem do livro para poder visualizá-lo.

Os singelos presépios que montamos em nossas casas podem e devem servir-nos para meditar o inesgotável mistério do Natal. Ajudam-nos a suprir de maneira imaginativa as escassas referências que os textos evangélicos nos dão, para podermos “ver com os nossos próprios olhos”, com São Francisco de Assis, “como [o Deus humanado] ficou em cima da palha, entre o boi e o burro”.

Os contos de Natal, por sua vez, permitem às crianças penetrar nesses segredos do presépio, e aos mais velhos, voltar a ser crianças. Podem servir-nos assim como um “atalho” para o amável caminho da infância espiritual, tão estimado por muitos grandes santos. Afinal de contas, como conclui um dos personagens dos contos publicados neste caderno, “no céu só há crianças, isto é, pessoas com coração de crianças”.

Em História do Povo de Deus, a partir da organização e mobilização de grupos que desejam construir uma sociedade fundamentada na liberdade, dignidade e vida para todos, é possível encontrar com Javé, o Deus aliado e companheiro, que deseja a seu povo o que ele mais procura: ser livre, ter terra e qualidade de vida.

De Armand Puig: Apelando ao rigor dos dados históricos, Jesus, Uma Biografia, mostra o lado mais humano do Messias.

Bento XVI, nas audiências gerais, ministrou, durante um ano, catequeses que proporcionaram um conhecimento mais profundo dos apóstolos e de outros personagens importantes da Igreja primitiva. O cerne dessa meditação é a escolha dos Doze, seu ministério de comunhão e verdade e a experiência dos primeiros seguidores de Jesus. O texto oferece uma caminhada através dos testemunhos dos primeiros escritos do Novo Testamento.