Documento de criação da Paróquia São Tiago Maior
História da Paróquia

A História da Paróquia São Tiago Maior teve seu início com a chegada do Padre Tiago Leijen, da Congregação dos Sagrados Corações, no início da década de 1970.  Foram construídas as Igrejas de São Tiago Maior, Maria, Serva do Senhor e as Capelas Maria, Mãe do Bom Conselho e São José Operário. A Paróquia São Tiago Maior foi formalmente instituída pela Arquidiocese de Belo Horizonte em 25 de Fevereiro de 1988 ( veja ao lado o documento oficial da criação da Paróquia, para expandi-lo, basta clicar nele).

Em 2000 a Comunidade Maria, Serva do Senhor se desmembrou da Matriz, tornando-se também Paróquia. 

Padre Tiago

Padre Tiago Leijen, nome religioso de Theodorus Leijen, foi o fundador da Paróquia São Tiago Maior.  Nasceu na localidade de Bergen (Holanda), em 25 de Fevereiro de de 1909; filho de Jacobus Leijen e Afra Nanne. Foi ordenado padre em 29 de Julho de 1934 e padre e posteriormente pároco de São Tiago Maior de 1974 até 1994.

Trabalhando em prol das famílias do Bairro São José fundou a Creche São Tiago e o Recanto da Alegria, asilo para idosos. Mais tarde foram implantadas as Pastorais da Criança, do Menor, um chafariz na vila, atendimento médico e dentário aos domingos, farmácia comunitária e outros movimentos.

Padre Tiago fundou a Paróquia São Tiago Maior, as Comunidades Maria, Mãe do Bom Conselho, São José e Maria, Serva do Senhor. Esta última teve seu desmembramento tornando-se paróquia. Faleceu em 31.03.1994 na Casa Paroquial.