O Pároco

Joaquim Renato da Silva

Desde 27 de Janeiro de 2017

Joaquim Renato da Silva nasceu em 2 de dezembro. É natural de Delfim Moreira, Sul de Minas. Tem 9 irmãos, entre eles um gêmeo. Desde novo descobriu sua vocação para o sacerdócio.

Foi ordenado Padre em 8 de dezembro de 1981, na Basílica de Lourdes em Belo Horizonte. Ingressou na ordem dos Missionários Claretianos, onde esteve por vários anos.

Em 28 de maio de 2004, chegou na Paróquia Santo Antônio Vila Belém. No dia 1º de setembro de 2005, assumiu a função de Administrador Paroquial e foi responsável por grandes obras realizadas nessa Paróquia nesses anos.

No dia 26 de dezembro de 2016, a Arquidiocese de Belo Horizonte, publicou alteração no clero e Padre Joaquim foi designado a assumir a Paróquia São Tiago Maior. 

Padre Joaquim se destaca pela simplicidade e docilidade no trato pessoal e assim vem implantando, na Paróquia São Tiago Maior, um ritmo forte de trabalho na expansão, implantação e integração de pastorais e movimentos. Dentre as pastorais recentemente criadas podemos destacar a Pastoral das Exéquias e a Pastoral da Comunicação. Também tem fomentado a unidade e maior integração entre as comunidades paroquiais.