O Terço e o Rosário

*Qual a diferença entre Terço e Rosário?

Primeiro vamos entender o que é o Terço. Chamamos Terço, por se tratar de um conjunto de três mistérios, os da Alegria(Gozosos), os Dolorosos e os Gloriosos, são mistérios que contemplam a vida de Jesus, sendo três, chamamos de terço. Mas em 2002, o Papa João Paulo II acrescentou mais um mistério ao Terço, os mistérios Luminosos.

 

Os mistérios contemplam a vida de Jesus:

  • Mistérios da Alegria(Gozosos): Lembram a encarnação e a infância de Jesus

  • Mistérios Luminosos: Lembram a vida e a missão de Jesus

  • Mistérios Dolorosos: Lembram a paixão e morte de Jesus

  • Mistérios Gloriosos: Lembram a ressurreição e a continuação da missão de Jesus pela ação do Espírito Santo hoje na vida da Igreja.

Seguindo então esse raciocínio, como foi acrescentado mais um mistério, então o Terço deveria passar a ser chamado de 'quarto', porém Terço já é um nome consolidado na história, então seria muito complicado mudar, permaneceu portanto o nome de Terço.

No Terço contemplamos um desses mistérios conforme o dia determinado pela Igreja.

  • Segunda-feira e Sábado - Mistérios da Alegria (Gozosos)

  • Terça e Sexta-feira - Mistérios Dolorosos

  • Quinta-feira - Mistérios Luminosos

  • Quarta-feira e Domingo - Mistérios Gloriosos

 

OS MISTÉRIOSMISTÉRIOS GOZOSOS (segunda-feira e sábado)

1. Anunciação do Anjo Gabriel a Maria;

2. Visita de Maria à sua prima Isabel;

3. Nascimento de Jesus em Belém;

4. Apresentação de Jesus no Templo e Purificação de Maria;

5. Encontro de Jesus no templo entre os doutores da Lei.

MISTÉRIOS LUMINOSOS (quinta-feira)

1. Batismo de Jesus no rio Jordão;

2. Autorrevelação de Jesus nas Bodas de Caná;

3. Jesus anuncia o Reino de Deus, com o convite à conversão;

4. Transfiguração de Jesus;

5. Instituição da Eucaristia;

MISTÉRIOS DOLOROSOS (terça e sexta-feira)

1. Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras;

2. Flagelação de Jesus;

3. Jesus é coroado de espinhos;

4. Jesus carregando a cruz (Subida dolorosa ao Calvário);

5. A crucificação de Jesus.

MISTÉRIOS GLORIOSOS (quarta-feira e domingo)

1. A Ressurreição de Jesus;

2. Ascensão de Jesus aos céus;

3. A descida do Espírito Santo sobre os apóstolos (Pentecostes);

4. A assunção de Maria aos céus;

5. Coroação de Maria, como rainha dos céus.

O que muda do Terço para o Rosário, é que o Rosário é a junção de todos esses mistérios, quando rezamos o Rosário meditamos os quatro mistérios existentes e contemplamos todos na sequência, quando rezamos um Rosário, rezamos quatro Terços.

:: Meditar o Rosário ou o Terço é buscar a compreensão da Palavra de Deus


**Para Rezar o Terço

• Inicia-se com o "+Pelo sinal da Santa Cruz, +livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, +dos nossos inimigos", ou somente faz-se o Sinal da Cruz (quando em grupo é sempre bom usar cânticos: para iniciar, entre os Mistérios e ao final do Terço ou Rosário);
• segurando o terço, fazemos a Oração Inicial e o Oferecimento, após, segurando a Cruz do Terço, reza-se o Credo;
• reza-se um Pai-Nosso, após três Ave-Marias, um Glória-ao-Pai e a Jaculatória;
• Início dos Mistérios: anúncio do Mistério, (a leitura bíblica e uma pausa de silêncio, para meditar se a pessoa assim o desejar);
• em cada Mistério, rezam-se um Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória-ao-Pai e a Jaculatória;
• no Quinto e último Mistério após a Jaculatória, fazemos o Agradecimento, após reza-se uma Salve-Rainha;
• faça o Sinal da Cruz e o Terço está encerrado.


Obs: Se tiver dificuldade, reze o terço simplificado, sem leitura bíblica e cânticos, como na figura abaixo.


ORAÇÕES DO TERÇO:
Sinal da Cruz: é uma profissão de fé no mistério da Santíssima Trindade: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém


Oração Preparatória ou Inicial:"Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra."Oremos"Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém"

 

Oferecimento:"Divino Jesus, eu vos ofereço este Terço que vou rezar contemplando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-me, pela intercessão de Maria, Vossa Mãe Santíssima, a quem me dirijo, as virtudes que me são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganhar as indulgências anexas a esta devoção. Ofereço-vos particularmente este Terço, pelo aumento e santificação das vocações. Ó Maria, Rainha do Clero, rogai por nós; obtendo-nos numerosos e santos sacerdotes."

 

Creio em Deus Pai (Credo): contém as principais verdades de nossa fé.
"Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém."

 

Pai Nosso: a mais perfeita oração, a oração dos filhos de Deus, ensinada por Jesus.
"Pai Nosso que estais no Céu, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no Céu; o pão nosso de cada dia dai-nos hoje; perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém."

Ave-Maria: é a mensagem de saudação do Arcanjo Gabriel e de Santa Isabel à Virgem Maria. Contém também uma petição acrescentada pela Igreja.

Ave Maria,
cheia de graça,
o Senhor é convosco,
bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto de vosso ventre, Jesus.

Santa Maria,
Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores,
agora e na hora de nossa morte.
Amém.

Glória ao Pai: um hino de louvor à Santíssima Trindade, com o qual normalmente encerramos nossas orações.
"Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém"

Jaculatória:
"Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente aquelas que mais precisarem".

Agradecimento:
“Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que recebemos todos os dias de vossas mãos liberais. Dignai-Vos agora e para sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais vos louvar, vos saudamos com uma Salve, Rainha."

Salve, Rainha: um hino de louvor à Mãe de Deus e nossa.
"Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito o fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém."

*http://www.a12.com/radio/noticias/qual-a-diferenca-entre-terco-e-rosario

**Excerto extraído de http://www.santuarioeucaristico.com.br/liturgia.php?id=12

MISTÉRIOS DA ALEGRIA (G0Z0S0S) -  A encarnação e a infância de Jesus. 

1º MISTÉRIO: ANUNCIAÇÃO DO ANJO GABRIEL A MARIA.

Contemplamos a anunciação do anjo Gabriel à nossa senhora e a encarnação do Verbo de Deus em seu ventre. "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra" - aqui vemos em Maria o despojamento, a humildade, o amor a Deus e a entrega de si mesma.

Meditação: Hoje, o Senhor nos chama a dar o nosso sim a Jesus; nascer em nosso coração, em nossa vida e acolher o plano de Deus para nossa salvação.

... Pai nosso - Dez ave-marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...

2º MISTÉRIO: VISITA DE MARIA À SUA PRIMA ISABEL.

Contemplamos a visitação de nossa senhora à sua prima Isabel.   "E partindo às pressas foi às montanhas ficar com Isabel, de idade avançada e que estava grávida"....  Isabel a saúda: Tu és bendita.. como posso merecer que a MÃE do meu Senhor venha me visitar...a criança saltou em meu ventre.  Maria responde: "Minha alma glorifica o Senhor... Meu espírito exulta em Deus meu salvador!"

A humildade e a entrega de si mesma em favor dos mais necessitados; hoje Deus nos chama a trabalhar em sua vinha, sair de nosso conforto e procurar os que estão necessitados: não só de pão, mas de amor, apoio e conhecimento da palavra do Senhor.

... Pai nosso - Dez ave-marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...

3º MISTÉRIO: NASCIMENTO DE JESUS EM BELÉM.

Contemplamos o nascimento de nosso senhor Jesus Cristo em Belém.   Um Deus tão grande e poderoso vem até nós... o Verbo de Deus se faz carne, e se torna um pobre mortal, semelhante a nós em tudo, menos no pecado.

Jesus nos mostra que nada que temos ou possuímos, nesse mundo importa, comparado àquilo que há de vir... : a vida eterna. A humildade é a chave de toda a nossa salvação, a pureza de coração. 

... Pai nosso - Dez ave-marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...

4º MISTÉRIO: APRESENTAÇÃO DE JESUS NO TEMPLO.

Contemplamos a apresentação do menino Jesus no Templo e a purificação de nossa senhora. Uma espada de dor transpassará o vosso coração.

Apresentando o nosso coração ao Senhor para que ele nos liberte e nos transforme, pela ação do   Espírito Santo em nossa vida. 

... Pai nosso - Dez ave-marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...

5º MISTÉRIO: ENCONTRO DE JESUS NO TEMPLO ENTRE OS DOUTORES DA LEI.

Contemplamos a perda e o reencontro de Jesus no Templo de Jerusalém.  Maria e José perderam Jesus, ainda menino, aos 12 anos, em Jerusalém e após três dias de dor e sofrimento o encontram no templo em meio aos doutores da lei, ensinando.

A Escritura Sagrada, é o caminho para encontrarmos Jesus, quando nos perdemos ou nos desviamos.  Na procura diária pela leitura, estudo e reflexão da Palavra de Deus,  encontramos o Senhor. 

... Pai nosso - Dez ave-marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...

MISTÉRIOS LUMINOSOS -  Recordam a vida e a missão de Jesus.

1º MISTÉRIO: O BATISMO DE JESUS NO RIO JORDÃO.

Contemplamos o batismo de Jesus no Rio Jordão. Com gesto humilde, Ele nos mostra o caminho da salvação: a aceitação de Deus como nosso único Senhor.

Cristo é a luz do mundo, luz é o atributo da divindade. "Esta era a luz verdadeira, que vindo ao mundo a todos ilumina"(Jo 1,9). "Quem me segue..."- disse Jesus - terá a luz da vida"(Jo 8,12). Nós, cristãos, somos "filhos da luz" (cf. Ef 5,8). A luz de Cristo é levada a todo o mundo pelos seus discípulos.

Batismo de Jesus - Enquanto Cristo desce às águas do Rio Jordão, o céu se abre e a voz do Pai proclama-o Filho amado (cf Mt 3,17), assumindo a sua missão.

... Pai nosso - Dez ave-marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...

2º MISTÉRIO: AUTORREVELAÇÃO DE JESUS NAS BODAS DE CANÁ

Contemplamos sua autorrevelação nas bodas de Caná, quando transformou água em vinho.   Atendendo ao pedido de Maria, Jesus inicia seu caminho em direção à salvação, realizando seu primeiro milagre.

Nas bodas de Caná revela o mistério de luz e sua divindade (cf Jo 2, 1-12),  transformando a água em vinho, abre o coração dos discípulos. 

... Pai nosso - Dez ave-marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...

3º MISTÉRIO: JESUS ANUNCIA O REINO DE DEUS: CONVITE À CONVERSÃO. 

Contemplamos o anúncio do Reino de Deus com o convite à conversão. Jesus nos convida à conversão, porque Ele é caminho, verdade e vida. O anúncio da boa-nova traz a esperança de um mundo melhor para todos.

O mistério de luz expressa a pregação com a qual Jesus anuncia o advento do Reino de Deus e convida à conversão (cf Mc 1,15). 

... Pai nosso - Dez ave-marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...

4º MISTÉRIO: A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS. 

Contemplamos a transfiguração de nosso senhor Jesus Cristo. Assim, Ele revela aos apóstolos e a todos os seres humanos a sua divindade. 

Este mistério da luz, por excelência, é a transfiguração que, segundo a tradição, se deu no Monte Tabor. A glória da divindade reluz no rosto de Cristo, enquanto o Pai o apresenta aos apóstolos extasiados para que o "escutem" (cf Lc 9,35). 

... Pai nosso - Dez ave-marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...

5º MISTÉRIO: A INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA.

Contemplamos a instituição da eucaristia.  Jesus nos dá seu próprio corpo e sangue como alimento espiritual para nossa vida.  É a entrega total e a sua maior prova de amor. Mesmo sabendo que ia ser traído e entregue ao sacrifício, Ele nos deu uma mostra suprema de Sua divindade.

Na instituição da Eucaristia - mistério da luz,  Cristo se faz alimento com o seu corpo e o seu sangue sob os sinais do pão e do vinho, testemunhando "até o extremo" o seu amor pela humanidade (Jo 13,1).

... Pai nosso - Dez ave-marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...

MISTÉRIOS DOLOROSOS - O sofrimento,  a paixão e morte do Senhor. 

1º MISTÉRIO: A AGONIA DE JESUS NO HORTO DAS OLIVEIRAS.

Contemplamos a agonia mortal de nosso Senhor, no Horto das Oliveiras.    "Minha alma está triste a ponto de morrer, ficai aqui e vigiai. "Vigiai e orai para não cairdes em tentação, o espírito está pronto, mas a carne é fraca."

A oração e a vigilância nos livram das tentações, tornando-nos vencedores. Jesus, mesmo sabendo tudo o que iria lhe acontecer, suportou toda tristeza e foi obediente ao Pai. 

... Pai nosso - Dez ave-marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...

2º MISTÉRIO: A FLAGELAÇÃO DE JESUS.

Contemplamos a flagelação de nosso Senhor.   

O sofrimento, a humilhação e o escárnio revelam a maldade contra um inocente.-Toda essa humilhação e dor, por nós, pecadores.

... Pai nosso - Dez ave-marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...

3º MISTÉRIO: JESUS É COROADO DE ESPINHOS.

Contemplamos a coroação de espinhos de nosso senhor Jesus Cristo.  Sua sagrada face, coberta de sangue... o sangue que nos lavou de nossos pecados; na dor provocada pelos espinhos resgatou-nos da morte.  

... Pai nosso - Dez ave-marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...

4º MISTÉRIO: JESUS CARREGANDO A CRUZ.

Contemplamos a subida dolorosa de Jesus carregando a cruz para o Calvário.  O peso dos pecados do mundo nos ombros abriram chagas, que chegavam até os ossos.

Todo aquele que quiser vir após mim, renegue a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.  As cruzes diárias no caminho de redenção e salvação. 

... Pai Nosso - Dez ave-marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...

5º MISTÉRIO: A CRUCIFICAÇÃO DE JESUS. 

Contemplamos a crucificação e morte de nosso senhor Jesus Cristo.  Cruz, escândalo para os judeus, loucura para os gentios, consolo e sinal de fé para os cristãos.

A Sagrada Cruz seja a nossa luz, porque todo sofrimento na terra não tem comparação ao da cruz do Senhor. Por amor ao ser humano e ao pecador suportou dores incalculáveis, humilhou-se, foi insultado e desprezado, tratado como o pior dos criminosos. Salve ó Cruz bendita. 

... Pai nosso - Dez ave-marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...

 

MISTÉRIOS GLORIOSOS - Contemplam a vitória de Cristo.

1º MISTÉRIO: A RESSURREIÇÃO DE JESUS

Contemplamos a ressurreição de Jesus.   A morte não é o fim para aqueles que creem em Jesus.    A vitória sobre a morte, a esperança na vida eterna, o envio para anunciar a boa-nova, a remissão dos pecados, levando a paz de Jesus àqueles que seguem o Senhor.

... Pai nosso - Dez ave-marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...

2º MISTÉRIO: A ASCENSÃO DO SENHOR AOS CÉUS. 

Contemplamos a ascensão de nosso Senhor Jesus Cristo ao céu, sua volta para o Pai, a fim de preparar-nos um lugar, intercedendo por nós, junto a Deus.

... Pai nosso - Dez ave-marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...

3º MISTÉRIO: A VINDA DO ESPÍRITO SANTO SOBRE MARIA E OS APÓSTOLOS.

Contemplamos a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos reunidos com Maria, no Cenáculo, em Jerusalém.  É a presença do Paráclito, o intercessor junto a Deus Pai. É o nosso advogado.  "O Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos disse".

É o mesmo Espírito Santo que recebemos no Batismo, nosso condutor, que nos santifica e envia em missão. 

... Pai nosso - Dez ave-marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...

4º MISTÉRIO: A ASSUNÇÃO DE MARIA AO CÉU.

Contemplamos a assunção de nossa Senhora ao céu: é o encontro da Mãe com o Filho, no céu. 

A filha predileta do Pai sempre fiel a Deus, guardou tudo em seu coração, a virgem do silêncio, que intercede por nós, como mãe solícita, junto a Deus.

... Pai nosso - Dez ave-marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...

5º MISTÉRIO: A COROAÇÃO DE MARIA COMO RAINHA DO CÉU E DA TERRA. 
Contemplamos a coroação de nossa senhora como rainha de todos os anjos e santos.  Rainha dos anjos: uma mulher vestida de sol, sobre a cabeça uma coroa de estrelas e a lua sob seus pés.  Rainha da terra, rainha dos corações, rainha da Igreja, aquela que aponta Jesus como caminho verdade e vida.

... Pai nosso - Dez ave-marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...

http://www.pnslourdes.com.br/rosario.htm