O Sacramento da Eucaristia

*A Santa Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, o próprio Cristo, o Pão vivo. Através da Eucaristia, entramos em comunhão com Deus, com a Igreja e com nossos irmãos. A Eucaristia é o sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele institui para que fosse celebrado até o fim dos tempos.

Nela se explicita o sacrifício de Cristo na Cruz, onde o Senhor se oferece por nossos pecados. Cada vez que se celebra uma Eucaristia é como se abrisse uma janela no tempo e se repetisse aquele ato de entrega de Cristo na Cruz.

Por isso, chamamos de memorial do sacrifício de Cristo, porque realmente aquele sacrifício se torna presente e atual sobre o altar de cada igreja, durante a Santa Missa.

Além de ser ministrado nas Missas e Celebrações Eucarísticas, a Eucaristia pode ser entregue aos doentes pelos Ministros da Eucaristia. Para isso é necessário que seja solicitado na Secretaria Paroquial o encaminhamento dessa demanda. 

Para receber a Primeira Eucaristia é necessário se fazer a catequese de crianças e adolescentes ou a de adultos.  Para se inscrever na Catequese é necessário que se preencha a ficha de inscrição e se leve o Batistério ou a Lembrança do Batismo à Secretaria Paroquial .  

*Extraído de http://www.a12.com/redacaoa12/igreja/sacramentos-a-igreja-vive-da-eucaristia