Sacramento da Ordem

A Ordem é o sacramento que transforma o leigo em diácono, o diácono em sacerdote e o sacerdote em bispo. Segundo a definição do catecismo a Ordem “ é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até ao fim dos tempos: é, portanto, o sacramento do ministério apostólico. E ela compreende três graus: o episcopado. o presbiterado e o diaconato(CIC 1536)”. 

O bispo é o único que pode tornar o leigo um diácono, sacerdote ou outro bispo. Para que isso aconteça e seja válido, o bispo ordenante deve ter sido validamente ordenado, isto é, que esteja na linha da sucessão apostólica, e em comunhão com a Igreja toda, principalmente com o Sumo Pontífice (o Papa, Bispo de Roma).

 

Em nossa Arquidiocese há o Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (SACEJ) que é o responsável pela formação presbiteral (padres) e do diaconato permanente. São realizados periodicamente encontros vocacionais para esclarecimentos. Mais detalhes podem ser obtidos no SACEJ, pelo telefone 3375.2233 ou no sítio da Arquidiocese de BH em http://arquidiocesebh.org.br/para-voce/formacao-religiosa/diaconato-permanente/

 

e também  em http://arquidiocesebh.org.br/para-voce/seminario-arquidiocesano-coracao-eucaristico-de-jesus/

 

DIACONATO PERMANENTE:

Requisitos Mínimos

a – Idade mínima de 32 anos, para casados e solteiros, e máxima de 59 anos completos. Para os casados observar também um tempo mínimo de Matrimônio de 5 anos.
b – Iniciação Cristã completa: Batismo, Crisma, Eucaristia. Para os casados, é indispensável o Matrimônio religioso realizado de forma canônica.
c – Experiência mínima de 5 anos em trabalho pastoral ou social (como voluntariado em ONGs, por exemplo).
d – Domicílio canônico na Arquidiocese de Belo Horizonte.
e – Condições de saúde física e psíquica compatíveis com as atividades previstas.

Documentos iniciais necessários

a- Carta de Apresentação do Pároco atual
b- Carta de pedido pessoal do candidato para ingresso na Escola Diaconal (nome, endereço residencial e de e-mail, idade, experiência pastoral, formação – escolar, doutrinal e pastoral, situação familiar, …)
c –Ficha de Cadastro devidamente preenchida.

Arquivos para download:

http://arquidiocesebh.org.br/wp-content/uploads/2017/03/diretrizes-2011-formatado.pdf

http://arquidiocesebh.org.br/wp-content/uploads/2017/03/orientacoescpp-2017-03.pdf
 

http://arquidiocesebh.org.br/wp-content/uploads/2017/03/roteiroparareflexao-candidatoaodiaconatopermanente-2017-03.pdf