Sacramento do Matrimônio

 

“A Celebração do matrimônio cristão é a expressão realizada na liturgia, de um compromisso de amor fiel e duradouro entre um homem e uma mulher, tendo em vista a formação de uma família”.

Este amor conjugal, bênção e dom de Deus, vivido à luz da fé, é sacramento: manifestação visível de uma graça divina, que une o homem à mulher, como Cristo à Igreja (cf.Ef 5,25-33). Por isso, o apóstolo nos diz que os fiéis se casam no Senhor (cf. 1.Cor 7,39). Este dom maravilhoso tem como frutos os filhos, que deverão ser criados e educados responsavelmente na fé.

Antes de tudo, o matrimônio cristão é belo e fecundo por sua realidade interna. “Sua celebração só será verdadeira e igualmente bela, quando há expressão desta realidade interior”.    

 

 

 

Os noivos devem apresentar, na secretaria da igreja, a identidade e comprovante de endereço para a marcação da data, ao menos três meses antes. Incorporamos nesta página um PDF com o formulário e as normas do processo matrimonial da Paróquia São Tiago Maior. É importante fazer contato telefônico prévio com a paróquia para se informar sobre detalhes do processo matrimonial, que envolve: o agendamento e apresentação dos documentos, os proclamas e a entrevista. Além do processo, exige-se a participação no encontro catequético pré-matrimonial ( curso de noivos). 

Nossa paróquia ainda  não formou a Pastoral Familiar, por  esse motivo ainda  não são realizados aqui a catequese pré-matrimonial. Abaixo indicamos, no outro PDF, o calendário com as localidades onde este curso se realiza na Arquidiocese.                                            

 

Preparação para o Matrimônio::