Proclamar a Palavra: ponto de partida para a evangelização

A Igreja de Belo Horizonte convida todos a conhecer e a vivenciar o Projeto de evangelização “Proclamar a Palavra”, fruto da 5ª Assembleia do Povo de Deus (APD).

Feito isso, nosso próximo passo será tornar conhecido e vivenciado esse rico projeto, por meio das nossas ações na igreja, bem como no cotidiano da vida familiar, nas escolas, no trabalho, nas vizinhanças, ou seja, no convívio interno dos nossos lares e nas periferias do nosso ethos (ambiente, morada do homem, lugar que indica quais os traços característicos de um grupo humano qualquer que o diferenciam de outros grupos sob os pontos de vista social e cultural).

Em ambientes, onde se constrói a identidade social, somos convidados a assumir os compromissos propostos pela 5ªAPD e a levar o anúncio de Jesus Cristo para as nossas catequeses, nossas comunidades, colocando a Palavra de Deus como eixo central de toda ação pastoral, evangelizadora e missionária da Igreja.

Apresentadas as diretrizes da nossa Arquidiocese para a elaboração dos planos pastorais, somos chamados a assumir os compromissos propostos conforme as necessidades de cada comunidade paroquial. Sejamos motivados pela palavra do Apóstolo Paulo que nos diz em sua carta aos Coríntios ( 1Cor 9,16): “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho”. Assim, somos interpelados a sermos discípulos e testemunhas do Ressuscitado, a trabalhar para que sua Palavra se torne conhecida.

Como evangelizar em nossas realidades

Olhando ao nosso redor e observando os sinais que nos apontam que caminhos devemos percorrer, somos chamados, enquanto catequistas, a ajudar os nossos catequizandos, mas também nossas famílias e nossas comunidades a fazerem a experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo.

Através de Jesus Cristo, Deus se revela a nós, se dá a conhecer. É Jesus quem nos comunica tudo o que ouviu do Pai e nos convoca a transmitir aos outros e à Igreja, o que dele ouvimos. Como membro da Igreja, cada cristão tem o poder de revelar o amor de Deus, de amar e dar tudo de si àqueles que ama, assim como fez Jesus. Essa é a nossa missão de catequista.