top of page
Notícias em Destaque

Papa Francisco recorda visita ao Chile e ao Peru.


Papa Francisco recorda visita apostólica ao Chile e ao Peru -Juntos, dissemos “não” à colonização econômica e ideológica

25/01/2018

“Pude encontrar o povo de Deus em caminho naquelas terras e encorajar o desenvolvimento social daqueles países”, disse o Papa , ao dedicar a Audiência Geral desta semana à recente Viagem Apostólica ao Chile e Peru.

Dirigindo-se aos presentes reunidos na Praça São Pedro, Francisco agradeceu ao Senhor “porque tudo correu bem. Pude encontrar o povo de Deus em caminho naquelas terras e encorajar o desenvolvimento social destes países”.

O Papa também agradeceu às autoridades civis e aos bispos que o acolheram com “tanta atenção e generosidade, assim como aos colaboradores e voluntários”, cerca de 20 mil, sobretudo jovens, em cada país.

Chile

Francisco estava atento ao que acontecia no Chile antes de sua chegada, quando houve manifestações por vários motivos, o que – disse ele – “torna ainda mais atual e vivo” o lema da visita: “Dou-vos a minha paz”. “A paz não só a cada um de nós, mas também ao mundo, nesta III Guerra Mundial em pedaços. Rezem pela paz.”

O Santo Padre recordou encontro por encontro. Com as autoridades políticas, “encorajei o caminho da democracia chilena como espaço de encontro solidário e capaz de incluir as diversidades”, indicando como método “o caminho da escuta”, em particular “dos pobres, dos jovens, dos idosos e dos imigrantes”, assim como “a escuta da terra”.

As Bem-aventuranças ressoaram na primeira Missa celebrada pela paz e a justiça, especialmente “Bem-aventurado os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”, o que pode ser testemunhado com o “estilo da proximidade, da partilha, fortalecendo assim, com a graça de Cristo, o tecido da comunidade eclesial e de toda a sociedade”.

Prisão feminina