Notícias em Destaque

Sagrado Coração de Jesus: Dia de oração pela santificação do clero


Na festa do Sagrado Coração de Jesus a Igreja, em todo o mundo, foi convidada a dedicar o dia a oração pela santificação do clero. O Vatican News contou com alguns padres brasileiros, residentes em Roma, para motivar estas orações.

Padre Arnaldo Rodrigues - Cidade do Vaticano

Alguns padres estudantes das diversas arquidioceses e dioceses do Brasil, residentes no Colégio Pio Brasileiro em Roma, registraram conosco o convite para esta jornada de oração pela santificação dos sacerdotes.

Em uma carta enviada pelo Cardeal Beniamino Stella, Prefeito da Congregação para o Clero, baseado na nova Exortação Apostólica do Papa - Gaudete et Exsultate - as dioceses foram convidadas a meditar três importantes passos para a santificação do sacerdotes: subir ao monte, deixar-se transformar e ser luz para o mundo.

Subir ao monte

Subir ao alto, porque se permanecemos sempre centrados no fazer, Arriscamos de nos tornar-nos prisioneiros do presente, de sermos sugados das incumbências cotidianas, de permanecer excessivamente centrados em nós mesmos e, assim, de acumular cansaços e frustrações que poderiam ser letais. Ao mesmo modo,

“ subir ao monte é o antídoto àquelas tentações da mundanidade espiritual que, também atrás das aparências religiosas, nos afastando de Deus e dos irmãos e nos fazem recolocar as seguranças das coisas do mundo ”

Precisamos, ao contrário, de imergir-nos A cada dia no amor de Deus, em especial modo através da oração. Subir ao monte nos recorda que a nossa vida é um subir constante em direção a luz que vem do alto, uma viagem em direção ao Tabor da presença de Deus, que abre horizontes novos e surpreendentes. Esta realidade não deseja afastar nós nos empenho de pastorais e dos desafios cotidianos que nos pressionam, mas pretende recordar-nos que

“ Jesus é o centro do Ministério sacerdotal, e que tudo podemos somente naquele que nos fortalece (Fl 4,3) ”