top of page
Notícias em Destaque

Hoje é a festa de São Luís Gonzaga, padroeiro da juventude cristã.

(Aleteia)

Luís Gonzaga ou de Gonzaga nasceu em 1568, em Castiglione delle Stiviere, no norte da Itália. Era filho do Marquês de Castiglione e parente próximo do duque de Mântua, príncipe do Sacro Império, bem como de São Carlos Borromeu.

Seu pai queria que ele o seguisse na carreira militar e fosse comandante do exército imperial. Assim, com apenas 5 anos de idade, Luís já marchava atrás do exército do pai, aprendendo o uso das armas com os soldados. Recebeu educação esmerada e sólida formação cristã por parte da mãe. Frequentou os ambientes mais sofisticados da sociedade italiana da época.

No entanto, aquele menino daria fama à família Gonzaga com "armas" totalmente diferentes. Aos 10 anos de idade, foi levado a Florença, na qualidade de pajem do Grão-Duque da Toscana, e lá imprimiu à sua vida uma direção bem definida ao escolher a virgindade perpétua. Mais tarde, uma viagem à Espanha, onde permaneceu alguns anos como pajem do Infante Diogo de Espanha, filho do rei D. Felipe II, serviu-lhe para estudar filosofia na Universidade de Alcalá de Henares e, em decorrência, para ler vários livros devotos.

Após receber a Primeira Comunhão das mãos de São Carlos Borromeu, decidiu, para surpresa de todos, pela vida religiosa. Aos 14 anos quis entrar na Companhia de Jesus, à época sob a direção de São Roberto Belarmino.

Seu pai se opôs decididamente ao seu pedido, mas Luís não cedeu: ele renunciou para sempre aos seus direitos como herdeiro do principado, em favor do irmão menor, e ingressou no noviciado dos jesuítas. Três meses depois da sua entrada na Companhia de Jesus, seu pai faleceu e foi sucedido pelo filho Rodolfo, que causaria os maiores dissabores à família e perturbaria seriamente os estudos de Luís.

Esquecendo totalmente a sua origem nobre, Luís assumiu as incumbências mais humildes quando entrou no noviciado. Escreveu certa vez: “Também os príncipes são pó como os pobres: talvez,