Medjugorje. Peregrinos vindos para encontrar Cristo

Homilia do arcebispo polonês Dom Henryk Hoser, nomeado pelo Papa Francisco como Visitador Apostólico em caráter especial para a Paróquia de Medjugorje. Dom Hoser coloca a pergunta: por que tanta gente visita todos os anos Medjugorje? Para encontrar Deus, encontrar Cristo, encontrar Sua Mãe.

Cidade do Vaticano

O arcebispo polonês Henryk Hoser, presidiu neste domingo (22/07) uma missa solene na igreja de São Tiago, dando início ao seu ministério de visitador apostólico em caráter especial para a Paróquia de Medjugorje. Estavam presentes numerosos fiéis e peregrinos, também os bispos de Bósnia Herzegóvina, D. Luigi Pezzuto, de Alexandria, D. Guido Gallese e o provincial dos franciscanos, frei Miljenko Steko.

Convidado pelo Papa para Medjugorje

Papa Francisco, - disse em sua homilia – convidou-me para vir a Medjugorje porque “o cuidado pastoral exige a garantia de um acompanhamento estável e contínuo” desta comunidade paroquial “e dos fiéis que vêm em peregrinação”. Partindo da primeira leitura deste XVI Domingo do Tempo Comum no qual Jeremias diz: “Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho de minha pastagem”. Dom Hoser disse: “O Santo Padre, pastor universal da Igreja, faz suas as palavras do profeta. Envia-nos onde estão os fiéis que se reúnem e buscam a luz da salvação”. E referindo-se ao Evangelho evidenciou que “o Senhor nos dá um incomparável exemplo e modelo missionário” porque mostra compaixão por tantas pessoas que o seguiam “como ovelhas sem um pastor”.