O apostolado católico voltado às pessoas que sentem atração pelo mesmo sexo

Redação da Aleteia | Out 26, 2018
Courage.org
"Courage" acolhe pessoas homossexuais que desejam lidar com esta atração a partir da perspectiva do Evangelho e da Teologia do Corpo
Uma leitora de Aleteia entrou em contato com a nossa equipe para solicitar uma ajuda especial: ela gostaria de compreender e lidar melhor com a sua atração sexual por outras mulheres mediante um conhecimento mais profundo e objetivo da perspectiva católica sobre a sexualidade humana.
Essa perspectiva católica se enraíza na proposta do Evangelho sobre a vivência virtuosa da castidade, que é um convite a todos os cristãos independentemente de atração sexual e de estado de vida. No vasto tesouro de ensinamentos católicos sobre a beleza, a harmonia e a sacralidade do corpo humano, um dos recursos mais famosos e iluminadores é a Teologia do Corpo, que contou com inestimável enriquecimento durante o pontificado do Papa São João Paulo II.
Além dos ensinamentos como tais, existem na Igreja diversas iniciativas voltadas a auxiliar os fiéis a transformarem os princípios em prática no dia-a-dia. Uma dessas iniciativas é o apostolado Courage, presente em dezenas de países.
O apostolado Courage
O apostolado católico Courage (Coragem) é um grupo de apoio espiritual e fraternal dirigido por sacerdotes e composto por leigos e leigas católicos que se sentem atraídos por pessoas do seu mesmo sexo, que desejam compreender melhor a origem e as causas dessa atração e que almejam viver castamente em conformidade com os ensinamentos da Igreja Católica Apostólica Romana sobre a homossexualidade.
O Courage não é um programa de “reorientação sexual”, mas de autoconhecimento, de aprofundamento na perspectiva cristã católica sobre a sexualidade e a castidade e, primordialmente, de crescimento espiritual integral. Os participantes do apostolado também procuram sanar feridas e traumas ligados à sua dimensão sexual com apoio espiritual e psicológico, visando vivenciar na castidade, de forma plena e realizadora, a sua masculinidade e feminilidade de acordo com os planos de Deus e os ensinamentos da Igreja.
A história do Courage
Consciente da falta de acolhimento e apoio às pessoas que se sentem angustiadas com a sua sexualidade, o Cardeal Terence Cook, de Nova Iorque, decidiu criar um sistema de auxílio espiritual para homens e mulheres que, sentindo atração por pessoas do mesmo sexo, desejassem realizar-se na vivência da castidade, no companheirismo, na verdade e no amor.
Ele convidou para esta missão um sacerdote de grande experiência ministerial nesse campo: o pe. John Harvey, OSFS. Com ajuda do frei Benedict Groeschel, CFR., e de outros vários católicos, o pe. Harvey iniciou o Courage, cujo primeiro encontro ocorreu em setembro de 1980 nos Estados Unidos.
Hoje, o Courage é dirigido internacionalmente pelo pe. Philip Bochanski, da diocese de Filadélfia, e sua sede internacional fica na diocese de Bridgeport, ambas nos EUA.
Aprovado pela Santa Sé, o Courage mantém atualmente mais de 200 células presenciais, também chamadas de capítulos, além do acompanhamento a centenas de pessoas via internet. Todas as sedes espalhadas pelo mundo contam com a aprovação do respectivo bispo diocesano local.
Ao ajudar as pessoas a crescerem na compreensão e no apreço pelos ensinamentos da Igreja, em especial no tocante à castidade, o Courageexpande o convite da Igreja a uma vida de paz, graça e amadurecimento cristão.